top of page
03.jpg

Casa
Alba

Uma edificação que incentiva a diversidade de metodologia construtiva e propõe uma forma de habitar focada no bem-estar e em viver a cidade ao seu redor.

Área do terreno: 
280,00 m²

Pavimentos: 
227,30 m²

Piscina / Lago Natural: 
21,50 m²

Área Total Construída: 
248,80 m²

Taxa de Permeabilidade: 
-- %

Taxa de Ocupação: 
-- %

O terreno em questão, em declive, possui como premissa do projeto, implantar a unidade disposta de frente a mata local. A volumetria do projeto é fruto da ideia de seguir o padrão geométrico com o uso misto da estrutura metálica, sendo presente 03 blocos no qual distribuímos nosso programa de necessidade.

Tal implantação não é formalista: a solução proposta reduz o impacto da edificação no local, além de acompanhar a topografia original do terreno, gerando terraços privativos com piscina linear. Entre os pavimentos, ora frente, ora posterior, cria um dinamismo para os volumes.

Os terraços são peça importante do projeto. Segundo a legislação local, não são contabilizados como área construída, o que aumenta o potencial de área privativa e social. Visando gerar maior privacidade entre as unidades e reforçar o conceito de casa suspensa, cada apartamento ganha uma estruturação de viga metálica aparente, coroada na sua frente pela piscina suspensa.

A disposição dos ambientes na planta de cada unidade busca posicionar áreas sociais em frente ao terraço, o que, juntamente com as amplas esquadrias piso-teto, borra as delimitações entre áreas externas e internas, conforme a vontade do morador. Seguindo a premissa conforme a necessidade, divisórias retráteis acústicas são fechadas, garantindo o isolamento para o uso privativo.

O paisagismo está presente no local, através de um jardim frontal que faz a transição entre a calçada pública e as áreas interna do projeto. Cada terraço recebe um conjunto de floreiras, além de ser incentivada com as possibilidades de personalização conforme demanda do morador.