top of page
05

Domesticar a montanha, torná-la parte do projeto de vida da família e lugar para estabelecer um lar.

Área do terreno: 
5.951,38 m²

Pavimentos:  
612,13 m²

Piscina / Lago Natural: 
75,13 m²

Área Total Construída: 
687,26 m²

Taxa de Permeabilidade: 
89 %

Taxa de Ocupação: 
11 %

Desde o início, a intenção era estabelecer um diálogo com o ambiente de forma discreta. Com esta premissa, foi decidido moldar o programa dividindo os usos em volumes simples mas ao mesmo tempo permeáveis, conseguindo assim um maior aproveitamento do terreno e percursos que permitem diferentes pontos de vista do ambiente natural. 

Muitas dessas soluções foram encontradas não só através da investigação contínua em métodos e diferentes técnicas de fabricação no uso dos materiais, mas intuitivamente, tornando-se assim um projeto de arquitetura viva, exclusiva e principalmente sensorial, no qual a edificação se levanta discreta em meio à paisagem como parte de seu entorno.

Com espessura para criar um bom espaço de isolamento, o beiral de grande abertura ajuda a regular a sombra e o frescor do edifício em um nível moderado, limitando o severo clima da região central.

A uniformidade das soluções técnicas busca uma síntese da linguagem, o leve apoio no chão visa reduzir o impacto sobre o solo e a transparência dissolve os limites entre o interior e o exterior. Os sistemas de fechamento, por sua vez, controlam a entrada da luz e proporcionam intimidade a cada experiência.

O silêncio pode às vezes expressar a diminuição ou a falta de ruído em um determinado ambiente. A intenção era alcançar lugares de contemplação da paisagem, pacíficos, com poucas distorções e com uma simplicidade formal.

O paisagismo com espécies nativas teve como critério de seleção das plantas utilizadas algumas ervas de uso doméstico fitoterápico, plantas para alimentar a vida selvagem e plantas hospedeiras para a criação de borboletas e mariposas.

bottom of page