IC08 - Árheas Arquitetura (5).jpg
DESCER

CASA NINHO

A ‘’Casa Ninho’’ foi elaborada para exemplificar os fundamentos do ”habitar”, o objetivo foi realizar um projeto usual e funcional, provido através de uma característica construtiva específica, uso espacial e ao mesmo tempo com soluções contemporâneas.
 
Implantada num lote com a metragem total de 655,62 m² e menos que 1/3 de edificação, criamos dois blocos no qual tem o objetivo de abrir a casa para um jardim central tendo como destaque um lago natural, valorizando a espacialidade da varanda e utilizado para eficiência energética da casa.  Tal implantação nos parece muito interessante, já que a todo momento os moradores tendem a se sentirem convidados a explorar o imaginário, fortalecendo a ideia de uma arquitetura fluida através da sua espacialidade interna, priorizando um sistema de ventilação cruzada devido a amplitude de aberturas dos blocos edificados.

O uso de soluções contemporâneas foi fundamental para o aumento do nível de sustentabilidade deste projeto, principalmente pela arrojada estrutura de madeira como o sistema construtivo,  pensado para ter como resultado uma obra seca, limpa e muito racional, se assemelhando a um processo de montagem e não de construção, garantido através da característica industrializada e pré-fabricada da arquitetura em madeira e seu complemento de materiais reutilizáveis como nos fechamentos de alvenaria ecológica. A lógica dos implementos desta obra, permite uma execução incrivelmente rápida, precisa e eficiente, com mínimo desperdício e geração de resíduos praticamente nula.

Área do terreno: 

Pavimentos: 

Piscina / Lago Natural: 

Área Total Construída: 

Taxa de Permeabilidade: 

Taxa de Ocupação: 

655.62 m²
188,15 m²
22,00 m²
210,15 m²
67 %
32 %

VER IMAGENS